segunda-feira, 16 de maio de 2011

Na nova morada - New house

Mudei as acros para um pote de acrílico mais transparente, de maneira que as fotos não fiquem tão prejudicadas, como estavam ficando por hora. Estas formigas são super intrigantes. Ficam bastante irritadas quando são perturbadas, mas isso não dura. Foi assim com esta mudança de pote. Tive que fazer uma pazinha de plástico, pra poder pegar o fungo de uma só vez e colocar no pote novo. As formigas enlouqueceram. Mas logo na sequência coloquei pétalas de rosas fresquinhas, assim elas esqueceram completamente a irritação e passaram a coletar calmamente. Quem dera nós seres humanos, ditos inteligentes, tivéssemos esta mesma presença de espírito. De empreender ações mentais práticas, ao invés de cultivar rancor.

I moved the acromyrmex for a jar made of acrylic, more transparent, so that the photos are not so prejudiced, as they were getting by now. These ants are super intriguing. They are very angry when they are disturbed, but that does not last. They were very much during the move to the new pot. I had to make a plastic spade, so I could get the fungus once and put in the new jar. The ants went crazy. But immediately I'd put rose petals freshly baked, so they completely forgot irritation and began to quietly collect. If only we humans, clever sayings, we had this same presence of mind. Mental practices to undertake actions, instead of cultivating hatred.




O pote já conectado


The jar is already connected



A rainha na câmara de fungo

The queen in the fungus chamber


O berçário - The kindergarten


12 comentários:

  1. parabéns Melk as fotos tão melhores agora. Uma curiosidade, você usa o microscópio para tirar as fotos ou usa o modo macro da câmera?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! esta muito linda sua colônia, a rainha substituta esta administrando muito bem a herança.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, meu velho! Achei interessante esta possibilidade. Sempre achei que a rainha comeria os ovos da outra, ou mataria as operárias que não fossem suas filhas, como acoonteceu com a minha camponotus em 2009, tenho os fatos registrados lá no blog. No entanto aconteceu o melhor.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. obrigado pela resposta Melk abraçoo bem fort

    ResponderExcluir
  5. Gostei das novas fotos cara. Parabéns.

    Continue com as postagens, as cortadeiras são muito interessantes.

    ResponderExcluir
  6. ih carabaaaaaaaaaaaa!
    Melk vc é um gênio louco!!
    Tudo de bom pra vc e suas formigas!!
    Parabéns!!Ah e não desista antes que nasça as aladas!
    hehehe'
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. A rainha está pondo os ovos?
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  8. Claro! Ela assumiu completamente o formigueiro da rainha morta. Coloca os ovos e auxilia as operárias no cuidado das larvas. Algumas operárias que estão no formigueiro acho que já são filhas suas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    A mãe postiça!KKKKKKKKKKKKK
    Entrem,novas postagens!
    http://doidoporformigas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Melk,também estou a fim de criar formigas cortadeiras e tenho duas perguntas a fazer
    1-A digestão do fungo gera metano.Na natureza elas tem um sitema de ar-condicionado que regula a quantidade desse gás.Como você faz para que esse gás não exeda e não mate as formigas?
    2-Se as larvas crescem no meio do fungo e vão comendo ele,porque prescisam das enfermeiras?

    ResponderExcluir
  11. 1. Na tampa do frasco da colõnia tem uns furos, que as formigas tampam e destampam qundo vêem necessidade. Assim elas controlam tanto a sida de metano quanto a umidade. Além do que sempre que se tampa e destampa a caixa de forragem, onde coloco a comida, uma quantidade de ar é bombeada pra dentro ou pra fora da colônia.
    2.As larvas não têem movimentação independente, elas estão em desenvolvimento, por isso não conseguem se mover a ponto de se alimentarem. E assim precisam das enfermeiras, além do que precisam de água também, e recebem esta das enfermeiras.
    Abraços

    ResponderExcluir