terça-feira, 15 de outubro de 2013

Decadência - Decay

A colônia que melhor estava se desenvolvendo está resumida a isto que vocês vêem nas fotos. Resolvi que para tentar salvá-la eu teria que mudar para um pote pequeno. Coloquei, temporariamente, num pote de exames clínicos. Mas vou colocá-las num pote pequeno transparente.

The colony that was developing the best is reduced to that you see in the photos. I decided to try to save it I would have to move to a small pot. I placed it temporarily in a potof  clinical examinations. But I'll put them in a small  transparent pot.


13 comentários:

  1. Eu acho, que não estão conseguindo se desenvolver por que pode ter muito umidade. Já tive uma dessas e eu coloquei ela num patinho de Bolo ( aqueles que ficam as Fatias, no Supermercado ) 1 Algodão úmido. Mas elas não gostaram e saíram de perto, por que Fungo ficou bem mole ( acredito que molhado ). Enfim... pode ser que você está colocando muita Água no Algodão ou você está mexendo de mais nelas ( Elas ficam muito estressadas ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao contrário, Jonathan! O fungo, nesta colônia, só está se desenvolvendo com alta umidade. É só retirar e ele degenera pra uma quantidade mínima.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo! Vc está alimentando com o quê? Precisa dar mel e proteína!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Olá Melk td bem?
    Acompanho seus blogs a algum tempo, porem nao tenho visto os ultimos posts. eu gostaria de saber se vc ja fez experiencias com 2 formigarios compartilhando a mesma area de forragem.
    Tenho uma colonia madura de Crematogaster (dessa pretinha brasileira, peguei a rainha em outubro/2011, esta fazendo 2 anos esse mes) e agora apareceu por acaso uma rainha de camponotus festinatus com alguns ovos dentro de um tubo de ensaio que estava na gaveta da mesa onde é o meu formigueiro hauhauah
    ai pensei na hipótese de fazer um formigueiro separado porem utilizando apenas uma area de forragem media/grande. Levando em consideração que todos os dois formigueiros irao ser separados, utilizando apenas a mesma area de forragem será que pode dar certo ? A crematogaster é uma especie um pouco agressiva ne, mas as minhas parecem ser mais tranquilas.

    Tirei algumas fotos pra entender melhor a ideia e ver o tamanho da area de forragem (q ta bem bagunçada ainda, por falta de tempo de arrumar)

    Colonia Crematogaster
    Foto 1
    Foto 2
    Foto 3
    Foto 4
    Foto 5
    Foto 6
    Foto 7 (esse recipiente branco ao lado será o novo formigueiro das C. Festinatus, será ligado ao papelao do lado por uma mangueira pra dar acesso a area de forragem
    Foto 8
    Foto 9


    Rainha Camp. Festinatus

    Vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o experimento é válido, Marcos, mas também acho que as camponotus serão caçadas. As camponotus apenas se protegerão se ela tentarem invadir o ninho.

      Excluir
    2. vou tentar fazer e ver noq da. se caso ficar ruim para as camponotus eu faço outra area soh pra elas.
      vlw =]

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de colocar a terra no formigueiro, aqueça ela no forno, para matar o esporos de fungo, mofo.

      Excluir
  5. Olá a todos!!
    Bom eu nunca tive a oportunidade de poder criar um formigário, por mais que eu já tenha tentado, e muito capturar rainhas fazendo escavações!!
    Gostaria de saber se é possível alguém que doa, ou até mesmo venda rainhas.
    Qual seria a melhor especie para começar ?
    Como são feitos os formigários ?
    Moro em Santa Catarina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor espécie pra começar é a camponotus, Rafael. Veja os meus posts no www.camponotus-ba.blogspot.com, desde o início!

      Excluir
  6. Melk se vc poder me aranjar uma rainha atta(saúva) ou até duas pelo amor de deus a prefeitura começou um projeto com o setor da agricultura da minha cidade para matar formigas consideradas pragas para agricultura.
    se puder entre em contato mesmo falando não mas avise. :)
    Contato:renantroi@yahoo.com.br
    Ft: o dono do blog "doido por formigas" me indicou vc!!!

    ResponderExcluir