quarta-feira, 18 de março de 2015

Salvando a colônia sem fungo

 Hj eu decidi tirar a rainha das acromyrmex daquela colônia a qual o  fungo morreu. Pois coloquei quantidades de fungo para elas reiniciarem o cultivo, mas o número de operárias na colônia era muito grande, então ao invés de cultivar, elas se alimentavam do fungo. As operárias já tinham começado a morrer. Com esta urgência eu decidi tirara a rainha e começar tudo de novo. Mas o que seria feito das operarias sem a rainha?

Assim resolvi tentar uma experiência: Coloquei uma operária da colôni sem fungo, junto com a outra colônia que está desenvolvendo bem,  pra ver se ela seria atacada pelas residentes, mas não atacaram. Coloquei todas as operárias e larvas da colônia sem fungo, e agora sem rainha, na outra colônia.

As formigas estão se dando bem, só espero que agora o número de operárias não sobrecarregue a cultura de fungo que está indo tão bem.



Quanto a rainha sem fungo a coloquei num pote novo. Junto com ela coloquei 3 jardineiras e uma bola de fungo, e no mesmo dia mais tarde elas já estavam cuidando do fungo.



6 comentários:

  1. Olá Melk!
    Estou estudando a um tempinho como criar formigas e gostaria muito de iniciar este hobby.. Sou estudante de ciências biológicas e seria fantástico se você viesse a me ajudar com algumas dicas de como capturar uma rainha ou até se tivesse alguma para a venda. Hoje mesmo estava vendo aqui perto de casa um carreiro de formigas carregadeiras (é assim que é chamada na região), acho que são acromyrmex, pois nunca soube da existência de saúvas aqui e elas são bem pequenas. Por favor, se puder entrar em contato ou deixar seu email, agradeceria muito!
    Valeu!

    contato: freitas.rastaman@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. FALA MELK. PRECISO DE UMA COLONIA DE SAUVAS TEM PARA VENDER??? ME PASSA VALOR C/ FRETE P/ 85010310.
    LUCAS.
    cravoearosa24@yahoo.com.br
    NO AGUARDO. AT

    ResponderExcluir
  3. PODE ME PASSAR UM CONTATO DE SAUVAS ???? AGRADEÇO.
    ATT. LUCAS

    ResponderExcluir