quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Surpresa! - Surprise!

Ontem quando fui mexer na caixa de forragem, para verificar o quanto as formigas já tinham coletado, surpreendi uma princesa andando sobre a cultura de fungo. Não deu tempo pegar a máquina pra fazer a foto, pois ela imediatamente entrou num dos buracos que dão acesso ao interior da estrutura feita de fungo. Uhuuuuuuu! Já tenho princesas... mas não dá pra saber quantas ainda! Espero poder registrá-las em foto logo.

Abração


Yesterday when I was checking  the forage box , to see how the ants had collected, I surprised a princess walking on the culture of the fungus. There was no time to take the machine to do the photo because it immediately went into the holes that give access to the interior of the structure made ​​of fungus. Uhuuuuuuu! I have princesses already ... but we can not know how many yet! I hope to record them in photo soon.

Hugs

6 comentários:

  1. Tive esse problema também! resolvi fazendo o login sem clicar na caixa que diz " continuar conectado" tente isso, pra mim resolveu.


    Legal ter aparecido princesas! vai ser a primeira vez que vou ver princesas num formigario no Brasi.

    ResponderExcluir
  2. Melk, parabéns pela cultura de cortadeiras! Acabo de ler todos os posts e são realmente fantásticos. Ah, e a aparição de jovens rainhas antes do primeiro ano é coisa fabulosa!

    Se surgirem muitas, aceito uma aqui no Rio de Janeiro de bom grado. Seria ótimo começar minha experiência mirmecológica com um formigário 100% ecológico, cuja matriz é oriunda de cativeiro e não extraída da natureza, hehehe!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Oi Melk! Fantástico cara, já tem princesas? Wow!!!Você vai colocálas num aquário grande para voarem ou vai soltá-las? Acho que se soltá-las algumas operárias vão aproveitar para fugir, já q são bem danadas e se conseguir que elas revoem me manda uma rainha pelo corrreio: Moro em Mossoró - RN

    ResponderExcluir
  4. Bom... Ainda não sei como fazer quanto a revoada das princesas - Este é um problema sobre o qual estou debruçado desde que iniciei o formigueiro. Estou inclinado a decidir a deixar a caixa de forragem aberta de maneira que as princesas possam sair e voar livremente, as operárias que sairem da caixa provavelmente voltarão seguindo a trilha de feromônio, mas estou planejando uma alternativa para as operárias . - Não dá pra garantir se elas estarão ao meu alcance quando estiverem fertilizadas, mas vou deixar o formigueiro na minha varanda, com a luz acesa, que é uma maneira de garantir que quando elas já tiverem acasalado, permaneçam na varanda, já que vão estar voando e cruzando ao redor da lâmpada do local.

    ResponderExcluir
  5. Boa ideia Melk! Mas e se vc usar aquele seu capturador de rainhas que vc capturou as camponotus a alguns anos? Vc ainda tem ele?

    ResponderExcluir
  6. Rapaz... Ele não funcionaria com a Acromyrmex, porque a isca usada da armadilha foi mel, e como sabemos a alimentação das acros é o fungo.

    ResponderExcluir